12 julho 2018

Dicas para treinar nos dias frios


  



Personal trainer Fabio Aquino fala sobre benefícios e mitos da atividade física no inverno 

O verão contribui e muito para a prática de exercícios físicos. O clima dá mais ânimo, além da facilidade em poder se exercitar em parques, praias e praças. Já no inverno, essa situação é inversa, pois em dias frios é comum que as pessoas fiquem mais deprimidas, principalmente nas regiões sul e sudeste. É nesse momento que a atividade pode ajudar, pois aumenta a concentração de endorfina, substância que contribui para o bem-estar e ajuda no tratamento da depressão.

No inverno, é sempre importante fazer um ótimo aquecimento antes de qualquer atividade física, pois nessa época, a musculatura não tem uma irrigação sanguínea como acontece durante os dias de calor. "Em dias frios, as veias ficam em  vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos) e no verão em vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos). Ou seja, o aquecimento ajuda no processo das veias jogarem mais sangue para o corpo. Normalmente, o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia", explica Fabio Aquino, educador físico. 

Fabio fala ainda que um mito que sempre é muito falado, é a questão de que é preciso alongar antes das atividades físicas. Na verdade, o que é necessário ser feito é o aquecimento. "Depois de ter aumentado a frequência cardíaca, a temperatura corporal, aí sim a pessoa pode ou não fazer um alongamento. É muito interessante sempre estar com o metabolismo acelerado", completa Aquino. 

Instagram Fabio Aquino - @treinadoraquino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário