14 julho 2018

Ilha dos Cachorros- Estreia dia 19 de Julho

Ilha dos Cachorros- Estreia  dia 19 de Julho
Em Ilha dos Cachorros Wes Anderson retorna ao estilo stop-motion de “O Fantástico Sr. Raposo” (2009) e apresenta grande elenco de dubladores com os atores Bryan Cranston, Scarlett Johannson, Frances McDormand, Edward Norton, Yoko Ono, Bill Murray, Liev Schreiber, Jeff Goldblum e Tilda Swinton“Ilha dos Cachorros” estreia em 19 de julho.

Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do cachorro Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura em parte em busca de seu fiel amigo. A aventura épica vai transformar completamente a vida da cidade. 

Dia 12 de julho estive presente na cabine imprensa a convite da Fox para assistir Ilha Dos Cachorros. A animação se passa numa cidade Japonesa Megasaki e relata a história de uma época que se espalha uma epidemia entre os cães e por conta da gripe canina o prefeito kobayashi, proibi a permanência de todos os cães na cidade, de tal modo que  toda a classe de cães é banida  para uma ilha abandonada que é na verdade um depósito de lixo esquecido. 



A animação é dívida em partes no qual é nítido ver a mensagem que o diretor quis passar através de uma metáfora materializada em forma dos cães. A crítica proposta mostra uma sociedade que enfrenta um regime bem totalitário. A maneira que os cachorros lutam pra sobreviver contra a fome , doenças e dificuldade de se manter vivo num local totalmente depressivo , abandonado e exilado mostra também o outro lado, um governo controlador e  manipulador que usa a mídia para beneficiar-se  e manter as pessoas desinformadas e totalmente alienadas das descobertas e possibilidade de mudanças , relação muito haver com os dias atuais.   A relação dos cachorros é bem interessante pois cada um tem sua personalidade; você consegue ver neles a forma com que cada um lida com o problema. As relações de discriminação e prejulgamentos é mostrado o tempo todo na animação como o papel da mulher, que sempre é vista como um símbolo de beleza e sexualidade, o pobre que é julgado por sua aparência e poder aquisitivo, e aqueles que tinha um pedigree. Um senso crítico que é mostrado através do humor e muitas vezes de ironia é a forma com que as notícias se espalham através de boato de uma maneira precipitada e erronia a respeito das coisas que acontecem na ilha, gerando desconforto, raiva, medo e prejulgamentos. 
  
  Ilha dos Cachorros, é um filme que além da identidade visual ser muito bem elaborada é rico em cultura, crítica social e a relação de fidelidade entre o animal e seu dono. Você não consegue se desprender do filme. Vale muito a pena conferir essa animação que irá agradar a diversos fãs do diretor e também que não conhece seu trabalho. 


ASSISTA O TRAILER

Um comentário:

  1. Eu adorei ver a mensagem e a metáfora com a sociedade, além claro de toda a animação em stop motion que foi muito bem produzida. É um filme sem grandes diferenças roteiristas, mas muito bem elaborado e sem falhas.

    ResponderExcluir