31 janeiro 2019

36° FESTA DA UVA DE JUNDIAI

36° FESTA DA UVA DE JUNDIAÍ


 Dia 19 de Janeiro estive presente na 36° Festa da Uva da cidade de Jundiaí e 7° Expo Vinhos, promovida pela Prefeitura e pela Associação Agrícola de Jundiaí no Parque Comendador Antônio Carbonari, conhecido como Parque da Uva. 
  A Primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no centro, utilizando-se das ruas entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba.  A festa teve uma grande proporção recebendo 100 mil visitantes já na sua primeira edição, daí surgiu a ideia de construir um espaço especial para acontecer os próximos festivais.  Esse sonho se tornou real em 1953, com a inauguração do Parque da Uva, localizado no bairro do Anhangabaú. 

Nesta 36 edição da Festa da Uva, teve como tema homenagear   as tradições.  Neste ano a cerimônia contou com a chegada dos atores vestidos de colonos italianos, montados no veículo usado na primeira edição da Festa; além disso de novidade teve: área cenográfica para o receptivo com os colonos, vinhateiros homens, que, pela primeira vez, estarão espalhados pelo parque.

 A festa estava linda, muitos expositores com a venda do vinho e degustação, além do artesanato local e culinária espetacular. A expectativa para 36° Festa da Uva, foi de 170 mil visitantes e a venda de 100 toneladas de Uva Niagara Rosada, a principal da festa. Além disso conhecemos o primeiro espumante de Uva Niagara,  geleias de vinho e caipirinha, macarrão negro , macarrão de vinho entre outras especiarias.


 Nos primeiros anos da Festa, a eleição da Corte da Uva era ligada à atividade agrícola no Município, de modo que rainha e princesas eram geralmente as filhas de agricultores e moradoras de bairros rurais. Por conta do fenômeno da urbanização, essa tradição acabou dando espaço para   outras mulheres que fossem ligadas as atividades da cidade, não só do campo, pudessem se candidatar. Nesse ano a Corte da Uva, foi formada pela rainha Aline  Spasiani, 1ª princesa Tamires Parisoto  e 2ª  princesa  Rosilene Xavier. 



Uma tradição da Festa é a Pisa da Uva que reúne autoridades local, bairros de tradição vitinicultora , as mulheres da corte, bandas e artista regionais , a massiva participação da comunidade para celebrar a festa  com a pisa. É claro que quis aproveitar a oportunidade de participar da pisa.



 A festa foi incrível amei a experiência cultural e gastronômica. Além do evento mara tivemos a presença de um guia turístico e um ônibus retro para entrarmos mais no clima do festival. Vale super a pena levar a família nos próximos anos. 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário